Você realmente se conhece?

O Janela de Johari window é uma ferramenta usada na psicologia cognitiva e serve para ilustrar os processos que ocorrem nas relações humanas.
Seus autores são Joseph Luft e Harry Ingham na década de 50. Os nomes dos autores serviram para nomear essa ferramenta. A Janela de Johari é um instrumento prático para analisar a maneira como uma pessoa se relaciona com as outras em seu grupo de trabalho ou uma autoanálise.
O principal objetivo da Johari Window é oferecer e receber feedback (feedback). Através desta técnica, especialmente em sessões de grupo, as pessoas realizam exercícios de introspecção e, como resultado desse processo, modelam as diferentes áreas que a compõem. Além disso, um ambiente no qual os colegas compartilharão o que pensam sobre a pessoa e servirão para enriquecer essa ferramenta será incentivado.
A janela de Johari é amplamente usada na psicologia empresarial para fortalecer os relacionamentos em grupo. É aplicável a qualquer tipo de grupo, como os educacionais. Além disso, pode ser usado em psicoterapia no nível individual.
Áreas diferentes que compõem a janela de Johari
Área livre
Está localizado no canto superior esquerdo. É a parte de nós mesmos que os outros conhecem e somos capazes de identificar. Esta área representa o livre intercâmbio entre as pessoas que me rodeiam e conhecem e a mim. É totalmente público e identifica os pensamentos, sentimentos e emoções que alguém compartilha publicamente com os outros.
O tamanho dessa área varia dependendo da confiança que existe entre as pessoas do grupo. Isto é, se as pessoas se conhecerem e tiverem confiança; a área livre aumenta seu tamanho. Quanto maior a coesão entre os membros do grupo, maior será essa área.
Um exemplo poderia ser uma pessoa que é extrovertida e confortável no relacionamento com seus pares. Ele se considera uma pessoa aberta e essa característica é reconhecida pelo resto.
Segundo os autores, as pessoas com maior área aberta são pessoas que vivem de maneira mais harmoniosa e saudável. A razão para o seu maior bem-estar é porque eles se mostram como estão diante dos outros, sem ter medos que afetam seu relacionamento com os outros e o modo como eles se desenvolvem.
Área cega
Esta área está no canto superior direito. A principal característica disso é que os outros sabem de nós mesmos e, pessoalmente, não somos capazes de nos identificar.
Principalmente, são nossos comportamentos e atitudes em relação a um determinado grupo de que não temos consciência e que outras pessoas são capazes de identificar.
É uma área que é tremendamente enriquecedora quando é descoberta, já que é quase impossível identificar como agimos sempre e como somos cem por cento. Portanto, é importante ser apoiado por um grupo que lança mensagens com o desejo de melhorar e assertivamente. Desta forma, temos muito a descobrir.
É importante enfatizar que eles não têm que ser exclusivamente coisas para melhorar ou defeitos, podem ser qualidades ou competências que nós mesmos não conhecemos e até que alguém não nos diga, nós não as consertamos. Esta é uma ótima oportunidade para melhorar e fortalecer nossas habilidades.
Não devemos nos fechar para nos conhecer, devemos aprender a impressão que fazemos sobre o resto. Para isso, temos que perguntar aos outros e devemos estar dispostos a ouvir o que eles nos dizem.
Área oculta
Localizado no canto inferior esquerdo. Também é conhecido como uma área privada. Contempla as coisas que são conhecidas por si e são desconhecidas para o resto. Ou seja, o que guardamos para nós mesmos e / ou privacidade.
É provável que esses sentimentos, pensamentos e preocupações que são encontrados nesta área não queiram compartilhar o resto, talvez, por medo de se sentirem rejeitados, atacados ou como eles poderiam responder a eles.
O que é realmente verdade é que, se nunca nos atrevermos a compartilhar o que está na área oculta, nunca poderemos saber o que está acontecendo, qual será a reação dos outros. Às vezes, temos que assumir certos riscos e agir.
Outras razões ou razões pelas quais há conteúdo nessa área é porque não há elemento de apoio no grupo que possa ajudar nessas circunstâncias. Além disso, outra razão, segundo os autores, é que, mantendo esse segredo, podemos manipular ou controlar o resto.
Área Desconhecida
Quarta e última área a explorar. Está no canto inferior direito e alude ao que não nos conhecemos ou, nem aos outros. Nesta área, você encontrará habilidades ocultas e a que exploraremos para conhecer novas coisas.
Na verdade, nossas motivações inconscientes estão localizadas aqui, as quais estão intimamente relacionadas às nossas dinâmicas interpessoais, àquelas relacionadas à primeira infância, bem como às potencialidades e recursos latentes e ainda a serem descobertos.
Nesta área reside a capacidade e motivação para aprender e crescer.
Aprenda como funciona e aplique na sua vida.
Você já parou para pensar se você realmente se conhece bem?
Quais são as suas virtudes, defeitos, dificuldades, como você lida com as suas emoções. Tudo isso influencia diretamente na sua autoestima e na sua capacidade de superação. Conhecer-se bem é uma tarefa que precisa ser aprimorada diariamente pois estamos em constante mutação, é uma tarefa que dói. Mas, a melhor forma de vivermos bem é conhecendo e aceitando quem somos.
Só quem se conhece bem pode reconhecer as suas falhas e tentar melhorá-las e também perceber suas virtudes e valorizá-las.
A Janela de Johari é um exercício simples que pode te ajudar a se conhecer, equilibrar suas emoções e favorecer a sua autoestima para ser feliz.
#autoconhecimento #feedback